Ainda não há comentários

Trajetória Vocacional: Pe. Felipe Xavier

Trajetória vocacional: Pe. Felipe Xavier

Nasci, em berço católico, no dia 28 de dezembro de 1990, no município de Vidal Ramos – SC (Paróquia São Sebastião), onde também fui batizado (02/02/1991) e recebi, pela primeira vez, os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia (11/11/2001), além de aí ter sido crismado (23/11/2003). Vivi em minha terra natal com meus pais, Salvito Xavier e Marlene Lessa Xavier (in memoriam), e com minha irmã, Anna Cristina Xavier, até o dia do meu ingresso no seminário.
Sempre tive apoio e incentivo de minha família durante minha caminhada ao sacerdócio, que se iniciou em uma família religiosa, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), quando eu tinha 15 anos de idade. Fiz os 3 anos de Seminário Menor (Ensino Médio) no Seminário São José, de Rio Negrinho – SC. Em seguida ingressei no curso de Filosofia, em Brusque – SC, com duração de 3 anos, sendo que nos dois primeiros anos morei no Convento Sagrado Coração de Jesus e no último ano na Casa Padre Dehon. Concluído o curso filosófico iniciei as etapas próprias da vida religiosa: 1 ano de Postulantado, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá – SC; e 1 ano de Noviciado no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, de Jaraguá do Sul – SC. Concluída esta última etapa professei os votos temporários, por 1 ano, de Castidade, Pobreza e Obediência na Congregação Dehoniana, os quais renovei por mais 1 ano.
Durante estes dois anos de votos temporários fui designado para ser auxiliar de formação no Seminário São Miguel, de Crissiumal – RS, que acolhia na época os seminaristas do Ensino Médio. Durante estes anos em Crissiumal, conheci e me identifiquei com a forma de ação pastoral e litúrgica da Diocese de Frederico Westphalen – RS, bem como me admirei com a retidão espiritual, doutrinal e teológica da formação dada aos seminaristas. Deste modo, depois de um ano de discernimento, recebendo o acompanhamento vocacional, ingressei na Diocese de Frederico Westphalen, buscando cumprir a vontade de Deus e a servi-lo da melhor forma possível.No ano de 2016, portanto, fui recebido no Seminário Maior Beatos Manuel e Adílio, em Viamão – RS, para iniciar a etapa da Teologia, com duração de 4 anos.

Ao concluir o terceiro ano de teologia, no dia 07 de dezembro de 2018, eu e os meus outros 3 colegas de turma fomos ordenados Diáconos por nosso bispo, Dom Antonio Carlos, na paróquia Santa Terezinha, de Erval Seco – RS. E, enfim, ao concluir os estudos teológicos, fomos ordenados sacerdotes, por nosso bispo diocesano, no dia 14 de dezembro de 2019, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Vista Alegre – RS. Presidi ao Santo Sacrifício da Missa, pela primeira vez, no dia seguinte à Ordenação, no Seminário Nossa Senhora Medianeira, em Frederico Westphalen – RS. E, com imensa alegria, recebi minha primeira missão sacerdotal como vigário paroquial do Santuário dos Beatos Manuel e Adílio, em Nonoai – RS.

O lema que escolhi para guiar meu sacerdócio foi dito pelo próprio Cristo, quando, mesmo imerso em grande tristeza pela paixão que haveria de sofrer, confiou plenamente na vontade do Pai e fez dela a sua própria vontade, num ato de amor supremo: “Fiat voluntas Tua” – “Faça-se a Tua vontade” (Mt 26,42). Assim como expressou, certa vez, Pe. João Dehon: “Os presentes que nosso Senhor espera de nós são: um coração para amar, um corpo para sofrer e uma vontade para ser sacrificada e renunciada, para, em seu lugar, amar acima de tudo a vontade de Deus e procurar cumpri-la”.

 

Publicar um comentário