Ainda não há comentários

LANÇAMENTO DO LIVRO MOINHOS DE DEUS DE VALESCA DE ASSIS

 

No dia 10 de novembro, quinta-feira, às 17h, a Comissão Diocesana Pró-Canonização e Associação Cultural Nonohay – ACAN, promovem durante a 2ª Edição da Feira Literária de Nonoahay – Flyn, o Lançamento do livro Moinhos de Deus da escritora Valesca de Assis com noite de autógrafos.

O evento acontece na Cripta do Santuário dos Beatos Manuel e Adílio. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O livro que será lançado retrata a história e o testemunho de fé e santidade dos Beatos Manuel e Adílio de forma romanceada.

“O Martírio dos Beatos Manuel e Adílio, acontecido em 1924, é parte de nossa história recente. Vive no imaginário religioso do Rio Grande do Sul e da Galícia, contendo uma força espiritual ainda não desvelada/conhecida por completo.

Em Moinhos de Deus, Valesca de Assis propõe-se a acompanhar a saga do Padre Manuel Gomez Gonzalez, galego, desde sua pátria, passando por Portugal e Brasil até chegar em 1915, a Nonoai, onde conhece a família Daronch, chegada à cidade poucos dias antes dele.

Nos nove anos seguintes, o pequeno Adílio Daronch aprendeu, na escola paroquial, a ler, escrever e ajudar na celebração da Sant Missa, como coroinha. Ali, depois de estudar e aprender o Catecismo, recebeu a Primeira Comunhão.

Os caminhos por onde andaram Manuel e Adílio, antes e depois de se conhecerem, são aqui revividos desde dentro dos contextos religioso, social e político, pelos quais foram conduzidos.

Esta obra insere-se no inteiro esforço da comunidade católica para a Causa da Canonização dos Beatos Manuel e Adílio.”

 

Sobre a Autora:

 

Valesca de Assis é professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa, formada em filosofia pela UFRGS.

Estreou como escritora em 1990, com a publicação de A valsa da Medusa. Harmonia das esferas foi vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2000; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Romance, em 2001. Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Crônica, em 2003, por Todos os meses. Foi também finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2009, categoria Infanto-juvenil, por Vão pensar que estamos fugindo e Prêmio AGES Livro do ano em 2017 pelo romance A ponta do silêncio.

A autora foi escolhida como Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017.

 

 

 

Sobre a Ilustradora:

 

Jéssica Maria Ramos é professora de Arte, Artista Visual e Ilustradora, tia da Lavínia, residente em Nonoai/RS terra dos Mártires onde a ilustração desta obra se inicia.

“Moinhos de Deus” foi ilustrada a partir dos objetivos da autora, o desenho conta com aspectos realistas e é conduzido por um imaginário não apenas criado, mas real, os fatos ocorridos foram produzidos em composições baseadas em fotografias.

Os cenários foram pintados em bico de pena, técnica usada na idade média que serviu para compor as iluminuras deste período, além disso serviram de base para o trabalho artístico que percorre em formas lineares locais como Portugal e Espanha, berço onde nasceu e tornou-se padre o Beato Manuel e chega as paisagens brasileiras onde nasceu o Beato Adílio no norte do estado do Rio Grande do Sul.

No processo de criação buscou-se dar ênfase a saga e a fé dos personagens que não são fictícios.

Publicar um comentário