Ainda não há comentários

Dona Francisca Realiza Romaria Em Honra Aos Beatos Manuel e Adílio

Padres representando a Diocese de Frederico Westphalen e o Santuário de Nonoai entregam Relíquia com parte do Tronco do Martírio

A 12ª Edição da Romaria Regional em Honra aos Beatos Manuel e Adílio aconteceu neste final de semana em Dona Francisca/RS, terra natal do Beato Adílio. O primeiro coroinha do mundo a receber este título.

Os dias 21 e 22 de setembro marcaram não só a vida da comunidade católica daquela Diocese e Município, mas também da Diocese de Frederico Westphalen e do Santuário de Nonoai, pois durante o evento religioso foi entregue aquela comunidade pelos padres, cônego Leandro Piffer e pelo pároco de Nonoai Tiago Wollmann a Relíquia confeccionada com parte do Tronco do Martírio.

O evento religioso proporcionou momentos de grande emoção como o da encenação da Saga dos Mártires da Fé, o espetáculo que apresentado pela segunda vez, conta a trajetória de vida do Padre e do Coroinha.

A apresentação aconteceu na noite de sábado, em frente à Igreja Matriz São José. Com texto, direção e montagem de Ricardo Zimmer e produção de Rosa Cristina Kittel, secretária de Cultura de Dona Francisca, a apresentação contou com a participação de mais de cem atores, entre pessoas da comunidade e alunos da Escola Maria Ilha Baisch.

Programação do domingo

Às 9h00 teve início a procissão com saída do Monte das Cruzes, local onde está sendo construído o Santuário dos Beatos. A procissão foi acompanhada por coroinhas, grupo de motociclistas, cavaleiros e comunidade e seguiu em direção a Igreja Matriz onde aconteceu a Santa Missa, celebrada pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Rubert, com animação do Coral Vozes do Vale e benção das chaves e das sementes.

De acordo com o cônego Leandro Piffer, secretário da Comissão da Causa da Canonização, a comunidade católica de Dona Francisca estava muito feliz, “por nós estarmos lá e nós estávamos muito felizes por estar lá, os Beatos são nossos irmãos na fé, seus familiares e amigos vivem e estão próximos a nós. Os Beatos são os santos que nos precedem no céu e que nos convidam a fazer está caminhada. E nós somos convidados a rezar todos os dias invocando a presença e a intercessão deles”.

Segundo ele, a comunidade de Dona Francisca é muito organizada, trabalha e se doa muito para a construção do Santuário, para a realização da Romaria. “Ao celebrar a missa de sábado à noite saudei eles dizendo da nossa alegria e satisfação em participar deste momento e restabelecer o diálogo. Aproveitei a oportunidade para sensibilizar o povo do quanto é importante para a Causa o registro das graças alcançadas”, ressalta o padre Leandro e acrescenta, “Dom Hélio disse algo que chamou a minha atenção, “Os Beatos Manuel e Adílio compraram o céu, mas não com o dinheiro e sim com a vida.”, fazendo uma ligação com a liturgia do final de semana.

Para o padre Tiago Wollmann foi uma alegria muito grande poder participar deste momento de fé e amor aos Beatos.  “Ver o carinho para com o Beato Manuel e o orgulho do povo de Dona Francisca por ser a terra natal do Beato Adílio, também a emoção da comunidade ao receber a Relíquia do Tronco do Martírio, foram momentos fortes de fé e emoção, que une no mesmo amor aos Beatos Nonoai e Dona Francisca”, conclui padre Tiago.

Publicar um comentário